CEL. JOÃO GOMES MARTINS: Conheça a História do Nove de Julho

Nas diferenças formamos uma identidade, somos todos Família Coronel!

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Conheça a História do Nove de Julho



ENTREVISTA

O que se comemora no dia 9 de julho?

 REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.

De reivindicação das oligarquias paulistas (Coronéis do Café - SP), o levante passou a uma luta democraticamente em favor da legalidade.

A maior mensagem desta Revolução foi um país deve ter uma Constituição e autonomia para o povo decidir os rumos de sua nação.

 Qual a importância desse feriado?

Esta data faz referência e memória dos corajosos paulistas que lutaram pelo Estado e pelo país, em busca de soberania. Pois naquele momento histórico, o Brasil encontrava-se nas mãos de Vargas, um presidente populista, que hora apresentava-se como “Pai dos Pobres” e em outros momentos “Mãe dos Ricos”, porém seu intuito era manter-se no poder, como a própria história o confirmou como o Presidente que mais tempo ficou na Presidência.

Portanto, comemorar o 9 de julho é reviver homens valorosos que tombaram, lutando por um país livre, no qual a lei maior é a Constituição!

 É uma data pouco conhecida em sua concepção? Por quê?

Infelizmente não são todos os livros didáticos que trazem este evento histórico, ou melhor, que dão destaque a História do Estado de São Paulo, pois houve outras revoltas ou eventos históricos em nosso Estado, que também são pouco divulgados.

E hoje a falta de eventos cívicos que façam a memória desta data tão importante. Na minha época de estudante possuía um maior destaque nos calendários cívicos anuais.

 O nome da rua 9 de Julho em nossa cidade, é por conta desse feriado?

Sim. Em muitas cidades do Estado de São Paulo, existe essa homenagem a este evento histórico, que caracteriza o nosso Estado. Não somente como potência econômica, mas como um Estado que formou-se de grandes e valorosos cidadãos defensores da democracia.

 A data é comemorada somente no Estado de São Paulo?

Está data é feriado em São Paulo, lembrando que a Revolução de 1932 foi o levante realizado e liderado por este estado. No seu início os Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul apoiaram. Porém para evitar o confronto com as forças federais que eram superiores, não participaram do combate. São Paulo ficou isolado, dependendo apenas de seus recursos para combater Getúlio Vargas.

 O que a Revolução Constitucionalista gerou? O que mudou depois dela?

As consequências da derrota paulista em 1932 foram: Vargas perdoou as Oligarquias paulistas; nomeou novo interventor em São Paulo e em 1933 convocou eleições para a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. A Revolução mudou os rumos do país, pois sem o apoio das oligarquias e principalmente São Paulo, Vargas não conseguiria consolidar o seu poder. Assim se fez o começo para abertura da democracia na República.

 MARTINÓPOLIS, 08 de julho de 2018.


PEDRO SILVEIRA JUNIOR

PROFESSOR COORDENADOR – EE CEL JOÃO GOMES MARTINS




Nenhum comentário:

Postar um comentário