ROTEIRO
DE ESTUDOS – Nº4 1ºBIMESTRE
DISCIPLINA: ED. FÍSICA CARGA
HORÁRIA (Semanal): 02 AULAS
PERÍODO (Semana): 05/04/ a 09/04/2021 ANO / SÉRIE: 6, 7 e 8ºANO
PROFESSORA: LUCILEIDE LIMA
HABILIDADES: Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde, reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Atividade Física.
1ª AULA: ATIVIDADE – Leitura e interpretação: Dia Mundial da Atividade Física
Este
dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como
mostrar os benefícios do exercício físico.
A
prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas: evita
o excesso de peso e a obesidade previne o aparecimento de doenças, reduz a
tensão arterial, melhoria da autoestima, redução do stress, contribui para a
concentração e para o bem estar físico e psicológico.
A
OMS define atividade física como
sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que
requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o
trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de
lazer.
O
recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.
No
dia 6 de abril decorrem várias atividades para promover a prática de exercício
físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas
por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data
e para levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o
obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício.
Evidências recentes têm demonstrado que mesmo as atividades físicas de intensidade leve e de curta duração podem trazer benefícios à saúde. Qualquer movimento corporal é melhor do que nenhum e que mais é melhor que menos, onde todo passo conta para a prevenção de diferentes agravos à saúde e à sua promoção, resultando um estado de bem-estar geral.
Evidências
de pandemias virais anteriores indicaram que a atividade física influenciou na redução
do agravamento do quadro clínico respiratório e na mortalidade e, de forma positiva,
nos efeitos da vacinação, principalmente em idosos. É plausível inferir que
estes resultados poderiam ser transportados à realidade da COVID-19.
Estudos
têm demonstrado a importância da prática de atividade física durante a pandemia
em diferentes ambientes, especialmente dentro de casa e ao ar livre, com o
devido distanciamento físico. Quanto aos centros de condicionamento físico,
clínicas, clubes, escolas, entre outros ambientes fechados, será sempre
necessário atender as medidas e as recomendações sanitárias, com a devida
responsabilidade civil, os devidos princípios de solidariedade e ao
desenvolvimento de uma cultura promotora de estilos de vida saudáveis.
Tão
importante quanto a adoção de um estilo de vida mais ativo e a redução do comportamento
sedentário no enfrentamento da pandemia da COVID-19, sobretudo, está na solidariedade
entre todos, na busca por um mundo melhor, mais justo e mais saudável.
Buscar
estratégias inovadoras para que as pessoas pratiquem suas atividades físicas em
casa e nos ambientes abertos, respeitando-se todas as recomendações sanitárias
de cada região, especialmente quando em locais fechados.
Promover
uma atitude ativa no cotidiano. Mova-se mais e sente-se menos. Aumente seus passos
diários. Preferencialmente, acumule 150 minutos ou mais por semana de atividade
física moderada. Sempre que possível, substitua o tempo sentado por atividades
físicas leves, como ficar de pé e se movimentar, lembrando que na promoção da
saúde, todo movimento conta.
2ª AULA: ATIVIDADES-
Você poderá organizar ações para incentivar a
prática da atividade física e o combate ao comportamento sedentário:
1
- Agita em Casa: realizando vídeos agitando em seu ambiente familiar, de
trabalho, da escola, etc;
2
- Agita Feed: no dia 6 de abril,você pode
bombardear suas mídias sociais com mensagens de incentivo a vida ativa;
3
- Cartazes: use sua criatividade.
DEVOLUTIVA: Retomada da aula anterior e atendimento as dúvidas nos grupos de sala no CMSP.
AVALIAÇÃO:
Participação nas
atividades de vídeos, mídias sociais e cartazes.
EVIDÊNCIAS
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