Experimento: A força do Som
A física do som é abordada como uma extensão dos estudos de ondas nos currículos escolares. Deste modo, o objetivo da atividade foi apresentar aos estudantes a importância e as propriedades dos fenômenos sonoros através da experimentação.
Todo mundo provavelmente já deve ter visto uma cantora de ópera quebrando uma taça de vidro com sua voz aguda, ou observado uma caixa de som vibrar conforme a música. O som, apesar de não ser perceptível aos olhos pois, se propaga através de ondas mecânicas pelo ar, pode ter seus efeitos sentidos.
Então, as (os) alunas (os) do 2º ano B e do 3º ano B na disciplina de Eletiva – Ciências da Natureza, para o ENEM, sob orientação da professora Bruna, colocaram a mão na massa, assim, comprovando a façanha do som.
Materiais:
– pote de vidro sem tampa;
– elástico
– saco plástico (quanto mais fino, melhor);
– corante (suco de saquinho, gelatina, etc);
– colher;
– assadeira de metal.
Procedimentos
As (os) alunas (os) pegaram um pedaço de saco plástico e tamparam o pote, prendendo-o firmemente com o elástico, deixando-o bem esticadinho. Com uma colher, colocaram um pouco da solução (água + corante) em cima do plástico. Em seguida, pegaram a assadeira de metal e seguraram perto do pote. Com a colher, bateram na parte de trás, tentando fazer um barulho bem agudo!
Conclusões
Do mesmo modo que as ondas sonoras movem as paredes da caixa de som, o plástico e a água colorida também vibraram. Isso ocorre porque quando o som se propaga, ele transmite uma vibração que passa de molécula a molécula pelo ar, empurrando-as como o impulso que derruba as peças de dominó colocadas em fila.
Quanto mais agudo (alta frequência) for o som, maior será a vibração, ao mesmo passo que, quanto mais forte a intensidade (amplitude) for, mais audível será o barulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário