CEL. JOÃO GOMES MARTINS: Setembro Amarelo: Conhecendo um pouco mais a temática

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terça-feira, 8 de setembro de 2020

Setembro Amarelo: Conhecendo um pouco mais a temática

 

Como notar os fatores de risco nos alunos?

Conhecer os fatores de risco e desconstruir os mitos que envolvem o comportamento são medidas primordiais para a prevenção do suicídio. Quem precisa de ajuda pode dar alguns sinais, como:

·         - abandonar amizades e atividades sociais;

·         - perder interesse por atividades que antes traziam prazer;

·         - não se importar com responsabilidades diárias, como os estudos;

·         - demonstrar desequilíbrio emocional, como agitação, irritabilidade ou agressividade;

·         - consumir álcool e outras drogas em excesso;

·         - falar constantemente sobre a morte;

·         - aparentar ter um plano de suicídio estruturado.

Também é pertinente prestar atenção à comunicação não verbal do jovem, como o olhar, a postura e os gestos. ( em tempos de isolamento social, prestar atenção nos comportamentos nas redes sociais)

Cabe ressaltar que não existe uma “receita” para detectar uma crise suicida nos estudantes da sua escola ou em alguém do seu convívio. No entanto, esses sinais de alerta, principalmente quando manifestados em conjunto, podem ser uma forte indicação de que a pessoa precisa de assistência.

Como ajudar?

Ao perceber os fatores de risco, tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem expressar julgamentos ou opiniões. Demonstre interesse em ajudar e permita que ela relate seus sentimentos. Em casos mais graves, é importante não deixar a pessoa sozinha, contatar seus familiares e amigos e encorajá-la a buscar ajuda profissional.

Abordar a questão do suicídio na escola é uma tarefa delicada, porém, de grande relevância. Campanhas como o Setembro Amarelo são boas oportunidades de iniciar ou intensificar os esforços da instituição em promover a conscientização de toda a comunidade escolar a respeito da seriedade do assunto e, claro, colaborar para prevenir o ato.





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