Como notar os fatores de risco
nos alunos?
Conhecer os fatores de risco e desconstruir os mitos que envolvem o
comportamento são medidas primordiais para a prevenção do suicídio. Quem
precisa de ajuda pode dar alguns sinais, como:
· - abandonar amizades e atividades sociais;
· - perder interesse por atividades que antes
traziam prazer;
· - não se importar com responsabilidades diárias,
como os estudos;
· - demonstrar desequilíbrio emocional, como
agitação, irritabilidade ou agressividade;
· - consumir álcool e outras drogas em
excesso;
· - falar constantemente sobre a morte;
· - aparentar ter um plano de suicídio estruturado.
Também é pertinente prestar
atenção à comunicação não verbal do jovem, como o olhar, a postura e os gestos.
( em tempos de isolamento social, prestar atenção nos comportamentos nas redes
sociais)
Cabe ressaltar que não existe uma
“receita” para detectar uma crise suicida nos estudantes da sua escola ou em
alguém do seu convívio. No entanto, esses sinais de alerta, principalmente
quando manifestados em conjunto, podem ser uma forte indicação de que a pessoa
precisa de assistência.
Como ajudar?
Ao perceber os fatores de risco,
tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem
expressar julgamentos ou opiniões. Demonstre interesse em ajudar e permita
que ela relate seus sentimentos. Em casos mais graves, é importante não
deixar a pessoa sozinha, contatar seus familiares e amigos e encorajá-la a
buscar ajuda profissional.
Abordar a questão do suicídio na
escola é uma tarefa delicada, porém, de grande relevância. Campanhas como o
Setembro Amarelo são boas oportunidades de iniciar ou intensificar os esforços
da instituição em promover a conscientização de toda a comunidade escolar a
respeito da seriedade do assunto e, claro, colaborar para prevenir o ato.
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